O que é? Trata-se de uma ferramenta de pesquisa digital de investigação patrimonial, societária e financeira criada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Qual é o objetivo? O Sniper é uma solução tecnológica que visa dar maior efetividade as execuções e consequentemente, garantir o pagamento de dívidas. Isto pois, o sistema permite o acesso a diversas bases de dados nacionais, dificultando a ocultação patrimonial pelos devedores.

Como ter acesso? O interessado deve requerer judicialmente e, a partir de decisão judicial positiva, o acesso ao sistema de pesquisa será realizado por usuários autorizados, a fim de garantir a segurança das informações.

Como funciona? Os usuários podem buscar dados de pessoas físicas e jurídicas pelo nome, CPF, razão social, nome fantasia ou CNPJ. A informação é traduzida visualmente em grafos, permitindo identificar relações de interesse para processos judiciais de forma mais ágil e eficiente. É possível visualizar as informações, a relação de bens e ativos (incluindo aeronaves e embarcações) e as relações com outras pessoas físicas e jurídicas.
As informações podem ser exportadas em um relatório no formato PDF e anexadas a um processo judicial.

Quais seus benefícios? O sistema de pesquisa integraliza os já conhecidos sistemas de alcance patrimonial (SISBAJUD, INFOJUD e RENAJUD), bem como, outros sistemas, cruzando referências em vários bancos de dados e, pela informatização, permite a identificação de bens do executado de forma mais ampla, eficiente e em menos tempo, tonando a Justiça mais efetiva e garantindo o recebimento da dívida. Inibindo assim, a ocultação de patrimônio por parte dos devedores.

Já está sendo usado? Sim. A ferramenta já está disponível para uso pelos Tribunais do Brasil.