Inflação é o assunto do momento. Todo mundo sabe que os preços têm subido mais a cada dia e que isso é consequência da inflação, mas será que você entende o que é a tal da inflação? Se pra você esse assunto ainda é um mistério, vamos desvendá-lo agora.
➡O que é inflação?
Segundo o “Economês”, é o aumento continuado e generalizado dos preços dos bens e serviços, ou seja, é a média do crescimento dos preços dos bens e serviços em um determinado período.
➡Como se calcula a inflação?
A inflação é medida através de uma pesquisa mensal que é feita pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, com o objetivo de medir como está o valor de determinado bem ou serviço neste mês, em relação ao mês e até aos anos anteriores.
➡Quais são as consequências da inflação e como ela me afeta?
Se todos os preços dos bens, serviços, salários, lucros e outras coisas aumentassem de maneira equivalente, você não teria problemas, porém, as coisas não funcionam assim e como sabemos, onde alguns ganham, outros perdem. Seu salário pode ser o mesmo mas se os juros aumentaram, seu salário não será suficiente para cobrir as mesmas despesas de antes, essa é uma das consequências da inflação e que nos faz concluir que ela afeta o seu poder de compra.
➡Como ocorre a inflação?
A maneira como ocorre a inflação é muito parecida a uma pessoa que está com dor de cabeça. A dor de cabeça é um sintoma que deixa claro que há um problema por trás dela. O mesmo acontece com a inflação, ela é um sintoma que precisa ser investigado para descobrir o que está causando esse aumento de preços. Os sintomas que causam a inflação são:
✅– Gastos Públicos;
✅– Cartéis;
✅– Custos de Produção;
✅– Produção em Baixa;
✅– Indexação;
✅– Inércia.
➡E como controlar a inflação?
Existem várias políticas para isso, mas de uma forma simplificada, os governos podem tentar expandir a capacidade de produção de uma maneira que aumente a oferta de produtos e assim reduza os seus preços.