O Salas +Verdes é um projeto desenvolvido e coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e executado em parceria com instituições públicas e privadas em caráter voluntário. A iniciativa, que entra em vigor na data de 22 de julho de 2022 através da Portaria GM/MMA nº 169, é uma atualização do já conhecido projeto Salas Verdes, existente há dezenove anos, cujo objetivo é incentivar a implantação de espaços educadores para atuarem como potenciais centros de informação e formação ambiental.

A ideia do Salas + Verdes é disponibilizar informações socioambientais através de cursos, palestras, oficinas, eventos, encontros, reuniões, campanhas educacionais e outras atividades. Podem participar do Salas +Verdes instituições públicas ou privadas que possuam capacidade comprovada de atuação no desenvolvimento de ações de educação ambiental.

Ao criar uma Sala +Verde, a instituição recebe uma chancela do Ministério do Meio Ambiente, reconhecendo que o seu projeto pedagógico está alinhado com os princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental e contribuindo com a construção de conhecimentos, valores, atitudes e competências voltados à conservação socioambiental e ao desenvolvimento sustentável.

Dentre as atribuições da instituição que possua Sala +Verde, estão elaborar e executar ações de educação e cidadania ambiental,  disponibilizar local ou espaço que atenda aos objetivos do espaço educador, designar equipe para a execução do projeto, participar dos processos formativos ofertados pelo Departamento de Educação e Cidadania Ambiental e/ou outros que tenham pertinência com a atuação da Sala +Verde e enviar relatório anual ao Ministério do Meio Ambiente, relatando as ações desenvolvidas. 

Para participar do projeto, a instituição deverá passar por um processo seletivo no qual será apresentado seu projeto pedagógico, além de ter analisada sua capacidade de real atuação no projeto, o que se faz através da verificação de equipe, infraestrutura e documentação. Deve haver compatibilidade do projeto com os Princípios da Política Nacional de Educação Ambiental, bem como a coerência entre objetivos, metas e viabilidade técnica. 

A seleção das Salas +Verdes será realizada em chamada pública a ser divulgada no site do Ministério do Meio Ambiente e no portal do projeto. As instituições credenciadas passarão por monitoramento anual, a fim de comprovar a atuação de acordo com as diretrizes do projeto aprovado, e o certificado de adesão será disponibilizado às Salas + Verdes a cada três anos.
Para maiores informações:
http://salasverdes.mma.gov.br/wp-content/uploads/2022/07/diario_oficial_da_uniao-1.pdf

 


Paula Vallias – Sócia na área Ambiental