Lançar uma marca no mercado parece ser simples, mas não é!

Primeiro, temos que ter em mente que, marca é uma propriedade, logo, pode pertencer a alguém. Assim, inicialmente deve ser realizada uma pesquisa que verificará a disponibilidade dessa marca.
Importante destacar que não é uma simples pesquisa na internet, pois, por envolver aspectos jurídicos é aconselhável que seja feita pelo time jurídico da sua empresa.

Após uma boa pesquisa, você já terá condições de saber se essa marca possui registro em nome de outra empresa, ou ainda, se é uma marca um tanto quanto desgastada no mercado, entre outras possibilidades. Mas, de toda forma, já será possível ponderar os riscos!

Mas então onde está o erro do Mark Zuckerberg? Exatamente nessa fase inicial! Quando lançou a marca META no mercado, diversas outras empresas que já possuíam o registro dessa marca, manifestaram seu espanto! Então, o erro foi não considerar que outras empresas já possuíam a marca META registrada para produtos e serviços da mesma área.

E disso estão surgindo inúmeras questões, dentre: a possibilidade de processo contra o Facebook pela violação de marca registrada; e ainda, a venda da marca ao Facebook pela quantia de 20 milhões de dólares!

Podemos concluir então que esse erro do Mark Zuckerberg terá algumas consequências: ou será processado pelas outras empresas; ou precisará comprar todas as marcas META de seu ramo; ou precisará mudar de marca.

É um erro que vai sair caro independente da escolha feita. Então não faça como Mark Zuckerberg, antes de lançar sua marca no mercado, faça uma boa pesquisa e registre antes! Assim você terá mais segurança no seu negócio.

Adriani Lupinacci. Advogada na área Cível na Alves Oliveira.