No dia 19 de outubro comemora-se o Dia Nacional da Inovação. Segundo Joseph Schumpeter, um dos principais pesquisadores da área, a inovação representa uma ruptura no sistema econômico, provocando uma alteração no equilíbrio do mercado. A consequência: impulsionamento do desenvolvimento econômico.
Quando se fala de inovação, não se deve pensar apenas no hype gerado por novas tecnologias como blockchain ou inteligência artificial, mas sim considerar o campo da economia e da ciência política que há mais de cem anos é estudado e cujas pesquisas são aplicadas pelas organizações para aprimorarem seu grau de competitividade.
Muitas vezes o conceito de inovação está ligado à ideia de destruição criativa, onde há a superação do modelo atual por algo novo, o que é considerado como inovação radical. Por outro lado, existe, também, a inovação incremental, de modo que desenvolve-se uma melhoria em um produto ou processo já existente.
Muitos são os conceitos e classificações adotados pelos pesquisadores, assim como muitas são as formas de aplicá-la e desenvolvê-la. Grandes empresas costumam adotar modelos em que há alocação de recursos e estruturas dedicadas à pesquisa e desenvolvimento (P&D) ou mesmo o mapeamento e absorção de startups, de modo a internalizar processos ou produtos inovadores.
Já companhias de menor porte, podem contar mais com modelos não estruturados e encabeçados por colaboradores que buscam trazer uma nova solução com potencial de aprimorar a eficiência das atividades da companhia. Nesse formato, a inovação costuma contar com os benefícios de não se submeter a uma estrutura burocrática com alto nível de prestação de contas.
Por sua vez, as startups costumam trazer inovações disruptivas, chegando a, inclusive, inaugurar novos mercados e modelos de negócios, tornando-se, muitas vezes, líderes de mercado ou sendo, em outros casos, absorvidas por grandes companhias.
Independentemente do modelo, a inovação é um ato próprio do empreendedor e exerce papel fundamental no desenvolvimento econômico de uma organização e, ao fim do dia, do próprio país.
Por sua vez, a inovação gera novas dinâmicas sociais e de mercado, as quais, muitas vezes, não encontram segurança jurídica na legislação vigente. Novos modelos de trabalho, utilização de assinaturas digitais, oferecimento de serviços de transporte intermunicipais, aplicação de sistemas com inteligência artificial e constituição de sociedades descentralizadas em blockchain são exemplos de inovações que desafiaram, ou ainda desafiam, as normas jurídicas em vigor.
Logo, a assessoria jurídica se mostra como ferramenta indispensável para o sucesso das inovações que serão implementadas. E para atender às novas expectativas de mercado, a própria advocacia teve que inovar.
Legal Design Thinking é um termo que refere-se à adoção de uma metodologia para desenvolvimento de soluções jurídicas criativas e empáticas. Apesar do termo, ou mesmo a metodologia em si, não ter vingado da forma como pretendia no início dessa década, as influências foram absorvidas pelos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.
Hoje em dia, não raro é ver advogados trazendo conceitos de inovação para dentro de seus escritórios, buscando aprimorar a eficiência e entregar um melhor resultado a seus clientes.
A Alves Oliveira comemora com alegria e orgulho o dia 19 de outubro. Situada próxima de um dos principais parques tecnológicos do país e há anos inovando no mercado jurídico, o escritório conta com soluções tecnológicas para aumentar suas eficiência e apresentar a seus clientes um resultado cada vez melhor.
Utilizar ferramentas de apoio para poder focar na produção intelectual, analisar dados dos tribunais para encontrar padrões e apresentar relatórios e informações em linguagem simples e objetiva são algumas das inovações consolidadas por aqui.
Mas existe muito mais! A Alves Oliveira tem inovação em seu DNA e está de portas abertas para compartilhar suas experiências. Venha conversar e conhecer um pouco mais do que a Alves Oliveira tem feito para inovar no mercado jurídico ou para dar suporte e assessoria às empresas que estão engajadas em seus processos de inovação.